Benefícios da Caminhada

Eu pretendo entrar no ritmo da caminha e se eu conseguir da corrida, quero perder 5 kg vamos ver se consigo, e pra isso é necessário um esforço, está complicado pra mim ainda mais com esse tempo louco, mas acredito que mês que vem eu entre firme nessa. A caminha é ótima para emagrecer, mas não é só pra isso que ela serve é importante também frisarmos os outros benefícios que a caminha  proporciona, assim aumenta até o nosso objetivo, ver que podemos ser um pouco mais saudável com uma atividade física disponível assim tão fácil.

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“Caminhar diariamente é um ótimo exercício para deixar o corpo em forma, melhorar a saúde e retardar o envelhecimento.”

  • Controla a vontade de comer:

A caminhada libera hormônios, como a endorfina, que relaxam e combatem o estresse, efeito que muitas pessoas buscam compulsivamente na comida.

  • Bem-estar:

Uma caminhada em áreas verdes, como parques e jardins e praias, pode melhorar significativamente a saúde mental, trazendo benefícios para o humor e a autoestima, mesmo que essas atividades fossem praticadas por poucos minutos diários.

  • Afasta a depressão:

Durante a caminhada, nosso corpo libera uma quantidade maior de endorfina, hormônio produzido pela hipófise, responsável pela sensação de alegria e relaxamento. Quando uma pessoa começa a praticar exercícios, ela automaticamente produz endorfina. Depois de um tempo, é preciso praticar ainda mais exercícios para sentir o efeito benéfico do hormônio. Começar a caminhar é o inicio de um círculo vicioso. Quando mais você caminha, mais endorfina seu organismo produz, o que te dá mais ânimo. Esse relaxamento também faz com que você esteja preparado para passar cada vez mais tempo caminhando.

  • Menos sonolência:

A caminhada durante o dia faz com que o nosso corpo tenha um pico na produção de substâncias estimulantes, como a adrenalina. Essa substância deixa o corpo mais disposto durante as horas subsequentes ao exercício. Somado a isso, a caminhada melhora a qualidade do sono de noite.

  • Cérebro mais saudável:

Os estímulos que recebemos quando caminhamos aumentam a nossa coordenação e fazem com que nosso cérebro seja capaz de responder a cada vez mais estímulos, sejam eles visuais, táteis, sonoros e olfativos.

  • Combate a osteoporose:

O impacto dos pés com o chão tem efeito benéfico aos ossos. A compressão dos ossos da perna, e a movimentação de todo o esqueleto durante uma caminhada faz com que haja uma maior quantidade de estímulos elétricos em nossos ossos, chamados de piezelétrico. Esse estímulo facilita a absorção de cálcio, deixando os ossos mais resistentes e menos propensos a sofrerem com a osteoporose. 

  • Pulmão mais eficiente:

O pulmão também é bastante beneficiado quando caminhamos. As trocas gasosas que ocorrem nesse órgão passam a ser mais poderosas quando caminhamos com frequência. Isso faz com que uma quantidade maior de impurezas saia do pulmão, deixando-o mais livre de catarros e poeiras. A prática da caminhada, pode ajudar também a dilatar os brônquios e prevenir algumas inflamações nas vias aéreas, como bronquite, em alguns casos mais simples.

  • Melhora a circulação:

caminhar durante aproximadamente 40 minutos é capaz de reduzir a pressão arterial durante 24 horas após o término do exercício. Isso acontece porque durante a prática do exercício, o fluxo de sangue aumenta, levando os vasos sanguíneos a se expandirem, diminuindo a pressão. Além disso, a caminhada faz com que a as válvulas do coração trabalhem mais, melhorando a circulação de hemoglobina a e oxigenação do corpo. Com o maior bombeamento de sangue para o pulmão, o sangue fica mais rico em oxigênio. Somado a isso, a caminhada também faz as artérias, veias e vasos capilares se dilatarem, tornando o transporte de oxigênio mais eficiente às partes periféricas do organismo, como braços e pernas.

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2 comentários sobre “Benefícios da Caminhada

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