Um papo diferente: A opinião conta muito!

Significado de Opinião: 

Parecer, maneira de pensar, modo de ver. / Maneira de pensar particular sobre um assunto. / Julgamento, conceito favorável ou não sobre uma pessoa, um assunto, uma coisa. / Juízo ou convicção de uma classe de pessoas sobre qualquer assunto particular. / Asserção sem fundamento, presunção. / Capricho; birra; teimosia orgulhosa. // Sociologia Opinião pública, conceito geral dos cidadãos sobre questões de interesse coletivo.

Sinônimo de opinião: apreciaçãoavaliação e crítica.

Falar sobre isso não me parece ser fácil, afinal cada um tem a sua opinião, mas então o que faço aqui? Eu estou fazendo exatamente isso, dando minha opinião sobre opiniões, me parece confuso mais muito interessante.

Nem todas as pessoas gostam de expor suas opiniões, preferem não se manifestarem se resguardarem sobre certos assuntos, mas você já parou pra pensar o que é opinião? Eu não sou diferente de você e não sou nenhuma pessoa inteligente ou formadora de opiniões pra dizer essas coisas, mas opinião pra mim não é nada mais nada menos do que nós mesmos. Somos pessoas diferentes e assim com opiniões diferentes, as nossas opiniões que nos fazem sermos nós mesmos, elas que nos guiam, elas que fazem vermos o mundo de um jeito único.

Minha opinião pode ser insignificante ao lado da sua, no seu ponto de vista, mas pra mim ela é a certa assim como a sua é pra você. Eu estou aprendendo agora que a opinião não deve ser escondida e nem reservada, ela deve ser exposta, indiferente de quem tem ração ou qual é a melhor. Venho pensando de como as nossas opiniões fazem diferenças, elas podem nos fazer avançar, nos mostrar coisas novas, podem não mudar nada, podem fazer toda à diferença e podem nos trazer sabedoria.

Confesso que não sou a melhor pessoa pra receber opiniões, no momento da crítica se não me agrada de início eu fico emburrada e triste, tenho mania de as vezes disfarçar e mudar o foco do olhar, virar a cabeça, mas isso não significa que não ouvi ou que vou ignorar, quando consigo absorver paro pra pensar, eu imagino que isso é uma opinião e tenho que respeitar as opiniões dos outros mesmo que eu não concorde com ela, assim até consigo refletir, consigo enxergar ela de uma forma diferente como uma crítica construtiva, após cinco minutos ou mais (rsrsrsr) volto a sorrir outra vez, tenho a impressão de que todos percebem as vezes (rsrsrsr), e consigo discutir o assunto de maneira mais fácil.

Significado de Discutir:

 Examinar, investigar, atendendo às provas e razões pró e contra. / Questionar, contestar: discutir ordens superiores. / Tomar parte em uma discussão.

Gosto dessa palavra: Discutir, ela sempre está nas minhas frases. Quando falo discutir as vezes da a impressão de briga ou gritaria mas não é isso que significa pra mim. Acho importante discutirmos nossas opiniões, eu não sou nada experiente nisso, até porque minhas opiniões nem sempre são as melhores, muitas vezes estou enganada, mas mesmo assim penso que se eu não expor minha opinião nunca vou saber as dos outros e não vou conseguir tirar conclusões e reformular as tais opiniões. 

Como disse antes venho aprendendo sobre isso tudo, sabe quando você fica horas discutindo o mesmo assunto com outras pessoas e ninguém tem a mesma opinião quase, e ficamos ali buscando motivos, justificativas, meios de comprovar a nossa ideia, parecemos advogados tentando ganhar a causa e isso é importante porque começamos a abrir nossos olhares e ouvidos e ver que as nossas teses não se encaixam, mais com um pedacinho da opinião de um e de outro percebemos que deu um melhor sentido pro nosso assunto, conseguimos encontrar uma saída pra todas as opiniões e quase sempre todos saem felizes por terem discutido o tal assunto. Pra mim acontece um conhecimento, um aprendizado, eu me lembro bem de quando minhas professoras diziam que na escola não são apenas os alunos que estão aprendendo, elas também aprendem com os alunos, é uma troca e penso que é assim que acontece, aprendemos uns com os outros.

As opiniões dos outros contam muito pra mim, as vezes gosto de ouvir uma boa opinião e as vezes nem tanto, ouvir as opiniões das pessoas não significa que vou fazê-las ou que vou pensar diferente, mais eu acabo conhecendo um pouco mais a outra pessoa e isso me fascina porque gosto de conhecer pessoas, fazer amizades, cada uma com sua personalidade. Não fecho minha cabeça para ouvir as opiniões dos outros, pode ser difícil no começo mas sempre penso no que escuto, até porque quem disse que a minha opinião é a certa? Não tenho certeza de quase nada nessa vida, as vezes parar e escutar faz bem.

Existem vários tipos de opinião, aquela a qual te faz crescer; a que está ali apenas pra te humilhar e te desanimar; aquela a qual esperamos ouvir; a que faz toda diferença; a que é indiferente e entre outras porque a opinião é única.

Eu não quero nada com isso além de expor um pouquinho minha opinião, mais se você estiver lendo pare pra pensar nas suas opiniões, seja firme com ela se você acredita nela, seja seu advogado e não, não reserve, não seja rude com as opiniões alheias e não tenha medo de expor a sua, talvez alguém esteja esperando ouvir de você o que você ainda não teve coragem de dizer.  

Deixe um comentário

