Aplicativo para blogs. Eu fiz!

Olá pessoal!!!

Hoje vim compartilhar com vocês o aplicativo que fiz aqui do blog. Ele não tem como baixar pelos meios comuns. No caso eu não comprei a opção de busca. Mas ele é praticamente igual ao outros aplicativos.

A primeira vez que ouvi falar em aplicativos para blogs foi no Beleza Over, blog da Gi, eu vi o primeiro post dela falando sobre o assunto e achei bem bacana. No post em que ela apresentou o aplicativo do blog dela, ela citou o site onde fez, eu entrei pra ver como que funcionava mas não entendi muito, deixei de lado. Algum tempo depois em outro post ela comenta em um vídeo sobre o aplicativo e apoia as blogueiras a fazerem também. Após o vídeo resolvi tentar.

O nome do aplicativo é Blog Mania Graciosa eu fiz com 5 ícones, vamos conhecer?

plicativo 1

 

Primeiro ícone – Índice .  

Nele você vai encontrar informações básicas do aplicativo.

< Na primeira parte contém as informações do que é o aplicativo e descrição, também tem um link que direciona direto pra página do blog.

 

< Já aqui na segunda parte contém as informações gerais.

 

< Aqui é a barra de informações. Clicando aqui ele abre o conteúdo de cada item.

 

linha pontilhada

aplicatico 2

Segundo ícone – Fan Page.

Não é exatamente igual à página original.

<<<< Aqui é a para você curtir a fan page, se você ainda não curti dá uma passadinha por lá. =D

Como na fan page no computador aqui é informado todos os posts compartilhados ou imagens. Tudo o que está rolando na Fan Page do blog aparece aqui.

Pelo aplicativo você consegue curtir e comentar, ele usa a conexão direta com seu face pelo celular, se por acaso estiver fechado ele pede para conectar.

As atualizações são constantes e o conteúdo é idêntico.

As cores que são diferentes, é de acordo com o tema escolhido do aplicativo.

linha pontilhada

aplicativo 3

 

 

 

Terceiro ícone – Twitter.

Aqui também funciona igual a página da Fan Page. Todas as informações e twitadas são atualizadas frequentemente.

Quando clicado em qualquer link pelo twitter ele redimensiona direto a página original.

Para seguir ele pede que conecte ao twitter.

Você consegue ver todo o conteúdo, até os antigos.

 

 

linha pontilhada

aplicativo 4

 

 

Quarto ícone – Blog.

A página do blog pelo aplicativo ficou um pouco diferente, os conteúdos são reduzidos como se fosse vários tópicos, ao clicar em cada um abre o post completo.

Mesmo assim o post em si não é original, ele não muda muito, mas caso queira ver o outro no final de cada publicação contém a opção ‘exibir publicação original’ e é direcionado para uma página nova do blog.

Eu sinceramente adorei essa parte, achei lindo o formato que o aplicativo fez com o conteúdo do blog.

linha pontilhada

aplicativo 5

Quinto ícone – E-mail.

Quando clicado em e-mail ele abre a sua conexão no celular com o e-mail particular e manda direto da sua caixa de saída para o meu e-mail cadastrado.

<<<< Foto ao lado apenas ilustrativa.

Também achei bem bacana essa parte do aplicativo. Facilita bastante pra mandar um e-mail é rapidinho.

Fiz testes com os dois métodos de contato do aplicativo, o primeiro foi com a caixa de mensagem, que não funcionou comigo, eu ão recebi os e-mail de teste. O outro foi este método que manda direto, funcionou muito bem e chegou rapidamente. De que adianta ter um bela caixa de mensagem se não consigo falar com minhas leitoras,né?!

linha pontilhada

Vamos à algumas perguntas…

Como baixar o aplicativo do blog? R: Como falei acima não tem como procurá-lo em ferramentas de busca.  É por um link: http://www.maniagraciosa.mobapp.at

  • Primeiramente clique no link;
  • Depois clique em obter e aceitar;
  • Alguns celulares pedem para desbloquear o arquivo porque aprece como fontes desconhecidas;
  • Por fim clique no menu (do celular) e em ‘adicionar na tela inicial’

ícone no celular

Ele vai pedir para confirmar o nome do aplicativo, que vai ficar na tela do celular, você poderá optar pelo nome, ex.: como na imagem >>>, ou Mania Graciosa.

Depois disso ele vai criar um ícone automático que aparecerá na tela inicial do seu celular, assim >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

(Obs: Como podem ver eu tenho o aplicativo do Blog Beleza Over =D)

Seguindo com as perguntas…

Em qual site você fez o aplicativo do blog? R: eu fiz no mesmo site que a Gi, foi o www.como.com.

Teve algum custo para fazer? R: Não o aplicativo foi feito gratuitamente. O site contém opções de comprar várias pacotes, um deles é colocar o seu aplicativo no motor de busca, ex.: Play Store.

Houve alguma coisa que achou difícil na hora de criar? R: Sim, custei para conseguir colocar o meu Feed do RSS blog para aparecer no aplicativo, pedi ajuda até pra Gi.

O aplicativo já vem com essas opções de ícones, é só adicionar os links? R: Não, nada é fixo, tudo você pode escolher na hora em que está fazendo o aplicativo, o site contém várias opções e você faz de acordo com o tema e a sua preferencia.

Eu consigo mudar os desenhos dos ícones? R: O desenho de cada ícone é fixo, em alguns você pode substituir por fotos.

Bom isso é um pouquinho sobre o aplicativo do blog e algumas dúvidas que vocês possam ter na hora de fazer.

Qualquer dúvida podem vir falar comigo. Eu pensei em fazer um vídeo passo á passo, o que acham?  Querem ver?

renata prado

10 comentários sobre “Aplicativo para blogs. Eu fiz!

Deixe um comentário

