Pão integral caseiro – Passo à passo

Olá pessoal!!! E aí, como vai a vida???

Como passaram o final de semana?? Aproveito a situação pra desejar feliz Páscoa a todos vocês! Este final de semana deu uma esfriada por aqui e choveu um pouco, mas hoje já deu um sol pra animar.

Na cozinha de hoje vou mostrar uma receita bem legal, dá um pouquinho de trabalho, mas nada que não consiga fazer.

aiasjiaEu coloquei algumas informações nas imagens, mas vou explicar uma à uma, ok?

Vamos começar?mont 12Ingredientes:

  1. óleo;
  2. farinha integral;
  3. farinha de trigo;
  4. sal;
  5. linhaça e
  6. fermento biológico.

Vamos precisar também de uma xícara, serão feitas todas as medidas em cima dela, uma vasilha ou um recipiente e mais duas xícaras para deixar a linhaça de molho e o fermento.

De início preencha 1/4 de uma xícara de chá de linhaça e coloque o dobro de água morna, reserve.mont 4rDe início também temos que preparar o fermento biológico. Em uma xícara coloque dois pacotinhos de fermento, 50g aproximadamente, e uma colher de chá de açúcar, misture e acrescente água morna, cubra e deixe crescer.

Agora que já preparamos as coisas mais importantes vamos a massa. Bora lá?
mont 2Vamos usar 3/4 do pacote de farinha e trigo, 1/2 pacote de farinha integral e uma pitada de sal ou uma colher de chá, misture, depois abra um espaço no centro para jogarmos os ingredientes.

Primeiro acrescente uma xícara de óleo e misture tudo.mont33Após ter misturado o óleo acrescente uma xícara de água morna e misture, depois junte a linhaça e o fermento que tínhamos deixado reservado.

Misture tudo muito bem até a massa toda se unir e desgrudar da vasilha, normalmente a vasilha fica limpinha.mont 55Coloque a massa na mesa e amasse bem. Como sabemos o pão sempre deve ser bem amassado se não fica ruim, não cresce e fica crú. Essa parte é muito importante, então mão na massa!

Quando ver que já esta bem misturado os ingrediente e que a massa está uniforme, divida em duas partes, e reserve.mont 66Com um rolo pegue um dos pedaços e abra, deixe redondinho. Quando estiver bem aberta dobre a pontinha para cima e enrole até acabar a massa.

Neste ponto já está quase tudo acabado, agora é só finalizar.ont 77Unte uma assadeira com farinha e coloque os pães, cubra e deixe reservado por uma hora, mais ou menos, ele vai dobrar de tamanho, depois coloque pra assar em forno médio – baixo por uma hora também. Fique de olho ele vai crescer bastante, fica lindão.

1907814_677936302293278_47801751978145053_nÉ super saudável e gostoso, experimentem e me contem.

OBS.: Em todo momento que diz ” misture” deve-se usar as duas mãos, eu não usei porque estava tentando fotografar. Não consegui fotografar todos os momentos, ficou faltando algumas etapas justamente porque estava fazendo tudo sozinha, mas acredito que deu pra entender.

renata prado

Anúncios

2 comentários sobre “Pão integral caseiro – Passo à passo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s