O labo obscuro de Michelangelo – Síntese do documentário – Youtube

O lado obscuro de Michelangelo – Documentário visto no Youtube

Forcellino é um restaurador de obras de arte, por ser muito conceituado na Itália foi pedido para que restaurasse a obra: Moisés de Michelangelo. Quando começou ele encontrou imperfeições que indicavam que a obra havia sido modificada depois do término.

Curioso começou a prestar mais atenção no conjunto da obra e foi atrás de relatos, cartas e documentos, para ver se encontrava o motivo. Comparando as obras com as descrições oficiais descobriu algumas divergências. Se aprofundando cada vez mais, constatou que foi o próprio Michelangelo que descreveu as características das obras e foi atrás de entender o porque disso.

No século XVI havia muitos conflitos entre a igreja e os protestantes. Na mesma época surgia um grupo intitulado de ESPIRITUALE, protestantes, que defendiam os benefícios da morte de Cristo e sustentavam que, o homem, não necessitava de um intermediário para se relacionar com Deus e que poderia ter uma ligação direta.

Foram encontrados vários relatos de que o artista fazia parte desse grupo, como em uma carta escrita por ele mencionou: “Porque entendi que a Graça de Deus não pode ser comprada”. Isso vai contra a igreja e na mesma linha de pensamento dos protestantes.

Michelangelo era um dos artistas e arquitetos contratados pela igreja católica para fazer esculturas e pinturas. Com isso o papa Júlio II encomendou a Michelangelo uma tumba com um mausoléu de 40 esculturas. Mas não pode vê-la pronta, faleceu muito antes de sua tumba ficar pronta.

Tempos depois os protestantes entram em destaque e a Igreja acaba declarando guerra. Nesse meio tempo Michelangelo estava terminando o Afresco da Capela Sistina “o Juízo Final”. Quando revelada, a obra é julgada por obscena e imoral. O papa da época, Paulo III, defende-o e também pede para que pinte anjos nus em sua capela particular, Capela Paulina.

Um cardial muito rigoroso e patriarca, Carafa, ameaçava destruir as obras que julgava imoral e assim a igreja colocou véus nos homens nus e também nos anjos. Ele começou a investigar e ir atrás de quem poderia fazer parte dos Espirituale.

Michelangelo indignado com a situação em que a igreja se encontrava e com medo de ser pego, acabou mudando a escultura de Moisés, que antes tinha a face olhando para o altar, em um ângulo de 45º. Estudiosos acreditam que a nova mudança significa a busca pela luz. Pelo mesmo motivo que acabou mudando as descrições oficiais que fez. Que ninguém havia percebido até os dias de hoje e ficou obsoleta por 5 séculos.

No meio desse transtorno e com pensamentos de óbito ele produziu uma escultura representando a si próprio, com significado de NICODEMOS – o homem que visita a Cristo de noite porque não tinha coragem de adorá-lo abertamente. Nela ele está expressando sua incapacidade de mostrar sua fé e seu tormento por esconder isso.

Pouco antes de morrer Michelangelo queimou todos seus desenhos e suas cartas, a igreja apenas encontrara o corpo dele em sua casa e nada mais. Michelangelo morreu em novembro de 1564, seu corpo foi levado para Florência aonde foi prestigiado como o Artista Divino.

KONICA MINOLTA DIGITAL CAMERA

*imagem tirada da internet

renata

Anúncios

4 comentários sobre “O labo obscuro de Michelangelo – Síntese do documentário – Youtube

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s