Filme: A Dama Dourada

timthumb

Vim mostrar uma Síntese que fiz de um filme que acho bem bonito e também passa um pouco de conhecimento. A história é verídica.

A Dama Dourada.

Após o falecimento de sua irmã, Maria Altimann encontrou nas caixas dela algumas cartas recebidas pelo advogado da família sobre os quadros que foram tomados pelos nazistas na Segunda Guerra Mundial.

Curiosa pede para um advogado, filho de uma amiga, chamado Randol Schoenberg, para dar uma olhada nas cartas e verificar se ali continha alguma informação válida que pudesse usar para abrir um caso na restituição dos seus quadros.

Randol se interessou e logo conseguiu viajar para Áustria para pesquisar e negociar a entrada do pedido de restituição das obras, levando também a Maria que à fez se candidatar para discursar em uma conferencia que estava havendo, também sobre restituições. As negociações de início foram negadas.

Eles passaram por momentos difíceis nesses dias, ele com as lembranças de seu avô que era Austríaco e foi morto no Holocausto e ela com todas as difíceis lembranças que as perseguiam por causa das atrocidades que passou sua família por serem Judeus e por logo depois ter fugido para América.

A aproximação das lembranças fez com que ele não desistisse e poucos meses depois do “não” que haviam tomado ele encontrou uma brecha que o Governo da Áustria havia cometido e convenceu-a novamente a tentar, assim entraram com um processo contra o Governo.

Não foi nada fácil para eles, pois a Áustria não queria de hipótese alguma perder a obra que intitulavam como ‘A Dama Dourada’, mas que o nome real do quadro é ‘Adele Bloch-Bauer l‘. Após 68 anos dos quadros tomados, em 2006, Maria Altimann venceu o julgamento e seus quadros (cinco quadros de Klimt) foram devolvidos.

DD05

Com o dinheiro que ganhou no caso, Randol, abriu seu próprio escritório e se especializou em Restituição de Obras de Arte e também financiou um novo local para o museu do Holocausto.

A vontade de Maria Altimann não era ter o quadro em si ou mesmo ganhar dinheiro com ele, ela queria apenas a justiça e que a Áustria assumisse os danos que causou no passado na vida de muitas pessoas. Seu desejo foi que a obra ficasse na Neue Galerie New York, o quadro de Adele Bloch-Bauer l foi vendido para o Ronald Lauder por 135 milhões. O dinheiro ela doou para parentes e para instituições de caridade, incluindo a Opera de Los Angeles. Maria Altimann faleceu em 2011 com 94 anos.

tumblr_nmb9w1bn7V1tdscmao1_500

Até hoje se estima que mais de 100 mil obras de artes ainda não foram devolvidas aos seus respectivos donos.

renata

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s